domingo, 11 de abril de 2010

Cenas lamentáveis em Sesimbra

O Hóquei em Patins, ontem, ficou associado a cenas de violência gratuita quando adeptos do Sesimbra agrediram apoiantes do Cascais. Felizmente que na nossa deslocação a Sines nada se passou. Contudo, deixamos aqui o relato feito no Micaelense para que se saiba o que uma infima minoria pode provocar naquilo que devia ser um espectáculo e um sã convivio. Aqui vai a descrição dos factos:

EXPLICAÇÃO DO MOTIVO DA INTERRUPÇÃO DO JOGO (por DAVID VEIGA)

O jogo Sesimbra – Cascais (resultado final 3-5) esteve interrompido durante 15m na 2ª parte. O Cascais levou alguma claque para Sesimbra (escalões mais novos e alguns outros adeptos) e um destes adeptos que acompanhou o Cascais até Sesimbra começou a gritar “Cascais…Cascais…Cascais…”, iniciando um cântico que seria continuado pelo resto da claque. Foi então que um adepto do Sesimbra, que estava a ver o jogo na bancada dos não sócios, começou a mandar água para cima do adepto (talvez por ele estar de pé, impedindo a visão do jogo, não sei), molhando, claro, bastantes pessoas antes de o atingir. O adepto do Cascais continuou no seu cântico de pé até que o do Sesimbra se levantou, saltou as 3 filas da bancada, e ao chegar perto do homem do cascais agrediu-o com fortíssimo “soco” pondo-o imediatamente no chão. Continuou, depois, a agredir o homem do Cascais até que as pessoas à volta começaram a agarrá-lo (o adepto do Cascais ficou ferido e teve de ser suturado). Entretanto, o filho do adepto do Cascais vai para o meio da confusão querendo bater naquele que bateu no pai dele. De repente, aparece outro individuo, que segundo as pessoas que o conheciam, era irmão do adepto do Sesimbra que bateu no do Cascais, que também saltou da bancada e em golpe de “não sei bem o quê”, agrediu o filho do homem do cascais a pontapé na cara, gerando um clima de ainda mais confusão. Mais tarde, um dos adeptos do Sesimbra que estava naquela confusão caiu em cima da mesa do cronómetro, mais especificamente em cima do seccionista do cascais Adalberto Veiga, ferindo-o na cara, mas sem gravidade.

O Sesimbra não tem responsabilidade alguma no que sucedeu, mas o facto é que algumas pessoas não merecem sequer entrar num pavilhão desportivo e com os seus actos dão mau nome a uma cidade e aos seus habitantes… Um jogo de Hóquei em Patins que podia ser um bonito espectáculo, teve uma 2ª parte com actos que não dignificam o desporto. E o pior, 3 pessoas do cascais foram agredidos (2 homens e 1 mulher que levou um estalo) de forma que podia perfeitamente ter sido evitado!! Espero, sinceramente, que tal não volte a acontecer porque o HÓQUEI EM PATINS não merece tais desacatos, nem tão pouco o merece o GD Sesimbra e seus verdadeiros adeptos, a terra e os seus habitantes!.

3 comentários:

  1. Eu que estava no pavilhão, não posso deixar de registar as cenas lamentáveis que se passaram, associadas a essa cena de pancadaria. Não falando do autêntico "animal de estábulo" que agrediu o referido adepto do cascais e que quando começou o conflito tinha o próprio filho ao colo e proferiu frases como "eu atiro-te o puto para cima", importa sim falar da passividade da GNR que estava presente, que foi alertada momentos antes do conflito que se poderia passar qualquer coisa de grave. Só quando o adepto do cascais já estava a ser totalmente espancado e o jogo foi interrompido devido aos conflitos é que os senhores da GNR decidiram tomar uma atitude. Depois de controlar o referido "animal de estábulo" a GNR deu-se ao luxo de o deixar mais uma vez à solta no pavilhão dando-lhe ainda tempo para ameaçar fortemente mais adeptos do Cascais. Durante este processo, liguei para o 112 a pedir ajuda, que foi negada pois disseram "meu amigo, se está polícia no pavilhão o problema é deles". Fui ter com um oficial da GNR, que em resposta ao meu pedido de ajuda para colaborar na saída dos adeptos do Cascais do pavilhão me disse "estamos aqui para proteger o árbitro. Os meus amigos envolveram-se nisto, agora desenrasquem-se, e pensem bem quem começou a situação" Como já foi dito, quem começou a situação não foram os adeptos do Cascais, mas sim o referido "animal de estábulo" do Sesimbra. Será que é preciso levar polícia cascalense para os jogos para nos defender? A nossa defesa não é um direito inegável aos olhos de qualquer agente de defesa? Não é a primeira vez que se passa esta vergonha em Sesimbra. Se há pessoas que não suportam perder e não suportam os adversários que estão a apoiar a equipa vencedora, devem ficar em casa. No entanto, no final, o Cascais venceu, tanto em campo, como nas bancadas, com uma maravilhosa claque que não se calou o jogo todo.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Pedro pelo teu relato. Ficou demonstrada a hiprocrisia das forças policiais. Também confirmo o ambiente dificil que é criado a quem vai jogar em Sesimbra. Esperemos que a denúncia destes factos possa ajudar a melhorar aqueles comportamentos. Também responsabilizo a direcção do Sesimbra por ser conivente com tais acções.

    ResponderEliminar
  3. Queria só deixar aqui uma opinião... Quando se diz que o Sesimbra não tem culpa ou responsabilidade no que se passou, não é bem assim.
    Seria se esta cena lamentável fosse inédita. Se fosse a primeira vez que acontecia, é verdade... O clube podia não ter tido responsabilidade.
    No entanto esta cena é recorrente neste pavilhão. Das duas vezes que lá fui aconteceram tristes espectáculos como este. A responsabilidade é do clube. Que tendo acontecido uma, duas, três...tantas vezes, ainda não percebeu, ou não quer perceber, como as evitar.

    No fundo está a compactuar com isto.

    ResponderEliminar