sexta-feira, 19 de junho de 2009

O MUNDO DO PETRÓLEO

-----------------------------------
PREÇO MÉDIO DA GASOLINA. UMA AFRONTA!!! A "NOSSA" GALP MANTEM-SE NA DIANTEIRA DOS PREÇOS MAIS ELEVADOS. REAJA!!! NÃO META COMBUSTIVEL NA GALP!!!


_

Evolução do preço médio por combustível em Portugal Continental - Ultimas 15 semanas

PORQUÊ DOS PIORES PREÇOS DA EUROPA? COMO É QUE PODEREMOS SER COMPETITIVOS?
__________
Fonte:IMTT

Uma das razões prende-se com o facto de 62% do preço do combustível reverter directamente para as contas do Governo Português, ou seja um litro de gasolina custaria 50 cêntimos sem impostos. Esta é uma das explicações para as discrepâncias com os preços praticados por outros países. Por exemplo acabo de chegar da Grécia e o litro da 95 lá custava 1 euro, isto é, cerca de 30% menos. Outro factor é a ganância das petroliferas que se aproveitam do aumento da procura especialmente da suscitada pela China e India.
____________________________

O FIM DO PETRÓLEO

Caro leitor,

A civilização como a que conhecemos está a chegar ao fim em breve. Esta não é a proclamação de um excêntrico, uma profecia de uma seita ou teoria conspiratória de uma sociedade secreta. Pelo contrário, é a conclusão científica de respeitados geólogos, físicos, banqueiros e investidores em todo o mundo. Eles são racionais, profissionais, pessoas conservadoras absolutamente aterrorizadas por um fenómeno mundial conhecido como "Peak Oil"


De acordo com este gráfico o petróleo será cada vez mais escasso e caro no declive da curva. O pico da curva coincide com o momento em que 50 por cento do petróleo está esgotado. Uma vez que o pico é ultrapassado, a produção de petróleo começa a descer, enquanto o custo começa a subir.

Em termos práticos e simples, significa que se se confirmar que 2010 virá a ser o ano do pico mundial de petróleo, isto é, metade já se foi! a produção de petróleo a nível mundial no ano 2030 será a mesma que foi em 1980. No entanto, a população do mundo em 2030 será simultaneamente muito maior (cerca de duas vezes) e os países muito mais industrializados (óleo-dependentes) do que eram em 1980, especialmente China e India. Por conseguinte, a procura mundial de petróleo será superior à produção mundial de petróleo por uma margem significativa. Como resultado, o preço vai disparar, as economias dependentes do petróleo vão desabar, poderão ocorrer guerras pelo domínio dos recursos (lembremo-nos do Iraque) e haverá problemas com a alimentação, especialmente nos países mais pobres. As alternativas são tipo D.Sebastião... O petróleo está na base de cerca de 200.000 produtos e não parece ter sucessor à altura!


Como se vê os dados do problema são razoavelmente conhecidos, graças sobretudo a importantes trabalhos de investigação como os de Collin Campbell, Jean Laherrère e outros. O petróleo recuperável é um recurso finito e a humanidade já atingiu ou está prestes a atingir o pico da sua produção. A curva inventada pelo grande geofísico norte-americano King Hubber, a Curva de Hubbert, é inexorável. A partir do pico, daí em diante, a produção declinará assintoticamente até chegar ao final. O fim do petróleo está, assim, no horizonte. É impossível indefinidamente a humanidade continue a gastar loucamente, tal como agora, 82 milhões de barris/dia (=~30 x 10 9 barris/ano).



___________________
LEITURA RECOMENDADA
_________________________

FIM DO PETROLEO, O
James Howard Kunstler
-------------------------


SÉTIMO SELO, O
José Rodrigues dos Santos
-------------------------



---------------
Bibliografia
--------------

Life After the Oil Crash
Jorge Figueiredo

Sem comentários:

Enviar um comentário