
Localizada em Vila Nova Santo André beneficia de excelentes condições ambientais para a pratica desta modalidade, além de perspectivar um conjunto de infraestruturas de apoio ao lazer e turismo recreativo e, principalmente, de condições técnicas ímpares (1020 metros de perímetro de traçado rápido por uma constante largura de 8 metros), que fazem do SAKI um dos maiores kartódromos portugueses, projectado e planeado ao ínfimo pormenor.


Fiel ao propósito destes convivios o almoço passou a ser o nosso objectivo principal. Em Porto Covo pude degustar um excelente Polvo à Lagareiro.



Descrever em poucas linhas o que é o kart não é fácil. Temos de encontrar uma definição sintética, que representa o espírito, o primeiro degrau da estrutura do automobilismo.
Encontrado! “É a menor concentração de grandes emoções sobre quatro rodas.” Exagerado pode achar, mas não creio.
Mas ninguém tente sentar num kart, através de uma competição, treino ou simplesmente no lazer e não se fascinar pelas reacções rápidas e a sensação de velocidade ao extremo. Até os asmáticos esquecem de suas limitações e, se surpreendem pela capacidade deste pequeno veículo.
As dimensões são suficientes apenas para acomodar a parte mecânica, e o piloto... Carenagens e protecções, esqueça! A falta de abrigo ao vento, a reduzida altura para o solo, gera um contacto mais directo com a pista e assim a sensação de adrenalina e velocidade é única dentro de todo desporto motorizado. Dizem…não há nada que se assemelhe mais às sensações do Fórmula 1 que o kart.
A distribuição peso versus potência é uma das maiores existentes. São em média 30cv de força para um conjunto carro-piloto de 150 kgs! (o meu caso é uma excepção). Os motores 2 tempos de 200cc chegam aos impressionantes 18.000 rotações o que gera uma aceleração de 0 a 100km/h em apenas 3 segundos!
E quanto a moldura, um quadro de tubos que durante décadas tem apoiado e caracteriza o veículo, que é ainda o principal elemento do kart: Simplicidade construtiva, que não deve significar baixa tecnologia, na verdade, é a essência do kart, condições de oferecer uma elevada performance
A partir dos pneus, compostos com elevado grau de tecnologia que busca a melhor performance com maior durabilidade possível, o kart se emoldura com sua estrutura de tubos a formar o chassis que liga-se ao motor, situado à direita do piloto, através de uma corrente encaixada na coroa junto ao eixo traseiro e ao pinhão de transmissão deste motor.
A característica, que identifica exclusivamente o kart é o eixo rígido traseiro conectado às rodas traseiras, onde se monta a estrutura de coroa. Este conjunto é montado ao motor através de uma corrente interligada à peça de transmissão do deste
O motor de kart é um clássico com um único ciclo de dois tempos, arrefecido a ar ou a água, com ou sem modificações, de acordo com as categorias, sem válvulas de escape com a ignição eléctrica ou antecipadamente a conduzir. O regulamento técnico impõe restrições bastante graves, privando o motor de kart a algumas soluções que, em outras áreas, poderiam ser originais e legais.
O corpo do kart é reduzido a algumas partes plásticas, o tamanho das que são estritamente regulamentados, tornando os modelos das várias empresas fabricantes diferenciados em função da coloração. As formas lembram um pequeno monolugar com uma aparência bastante agradável. Mas o kart não deve ser encarado como um veículo isolado, porque nesta condição parece desprovido de qualquer coisa, uma particular importância está a faltar... O piloto! Com o franciscano e simples assento ocupado pelo “motorista” completa o visual do veículo onde o condutor faz parte integrante, que permite aos espectadores observar os movimentos de braços e pernas de condução, uma rápida correcção do volante, virtuosismo, o talento em "definir trajectórias e lutar por vitórias.
Com experiência você pode entender o brilho de uma hélice, o estado de desenvolvimento e até mesmo conectar-se ao ajustamento dos chassis, o comportamento dos pneus, só ouvindo o som no auge de saída do escape. O kart, em seguida, concede, notas e não permanecerá bloqueada até a próxima travagem para a curva.
Manter uma estreita ligação com o preparador, entenderem-se em pista, é factor primordial para chegar às vitórias. E tudo está ali. Aos olhos de quem assiste, o espectáculo de condução, as disputas por milésimos de segundo, o aperfeiçoamento de jovens rapazes e raparigas que sonham em se tornar estrelas do desporto automóvel e que obrigatoriamente, passam pela escola mais importante do automobilismo.
Bem já são 4 da manhã, chega!
__________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário