segunda-feira, 6 de julho de 2009

DESTA VEZ FOMOS AO KARTÓDROMO DE ST.ANDRÉ

________________________
É a mais recente e inovadora pista de kart's em Portugal.

Localizada em Vila Nova Santo André beneficia de excelentes condições ambientais para a pratica desta modalidade, além de perspectivar um conjunto de infraestruturas de apoio ao lazer e turismo recreativo e, principalmente, de condições técnicas ímpares (1020 metros de perímetro de traçado rápido por uma constante largura de 8 metros), que fazem do SAKI um dos maiores kartódromos portugueses, projectado e planeado ao ínfimo pormenor. Dispõe igualmente de uma frota de kart's dos quais 5 duplos adaptados a paraplégico e cinco kart's infantis.
Às 11 horas, com uma temperatura excelente, cerca de 25 graus, iniciámos a primeira das quarenta e tal voltas efectuadas neste circuito.Andei quase sempre isolado em... último. Enfim, necessito de rodar mais, daí que já esteja a pensar na próxima competição.
Fiel ao propósito destes convivios o almoço passou a ser o nosso objectivo principal. Em Porto Covo pude degustar um excelente Polvo à Lagareiro. Ainda houve tempo para saborear alguns dos maravilhoos pontos de interesse desta vila alentejana.E quando olhamos na direcção do mar...e deparamos com uma praia tão singela, tão graciosa, não posso deixar de pensar: ainda bem que não fiquei em casa!Quando fui para a cama, em vez de ir dormir dei por mim a pesquisar sobre este desporto, identifiquei-me com o que se segue:
Descrever em poucas linhas o que é o kart não é fácil. Temos de encontrar uma definição sintética, que representa o espírito, o primeiro degrau da estrutura do automobilismo.
Encontrado! “É a menor concentração de grandes emoções sobre quatro rodas.” Exagerado pode achar, mas não creio.
Mas ninguém tente sentar num kart, através de uma competição, treino ou simplesmente no lazer e não se fascinar pelas reacções rápidas e a sensação de velocidade ao extremo. Até os asmáticos esquecem de suas limitações e, se surpreendem pela capacidade deste pequeno veículo.
As dimensões são suficientes apenas para acomodar a parte mecânica, e o piloto... Carenagens e protecções, esqueça! A falta de abrigo ao vento, a reduzida altura para o solo, gera um contacto mais directo com a pista e assim a sensação de adrenalina e velocidade é única dentro de todo desporto motorizado. Dizem…não há nada que se assemelhe mais às sensações do Fórmula 1 que o kart.
A distribuição peso versus potência é uma das maiores existentes. São em média 30cv de força para um conjunto carro-piloto de 150 kgs! (o meu caso é uma excepção). Os motores 2 tempos de 200cc chegam aos impressionantes 18.000 rotações o que gera uma aceleração de 0 a 100km/h em apenas 3 segundos!
E quanto a moldura, um quadro de tubos que durante décadas tem apoiado e caracteriza o veículo, que é ainda o principal elemento do kart: Simplicidade construtiva, que não deve significar baixa tecnologia, na verdade, é a essência do kart, condições de oferecer uma elevada performance
A partir dos pneus, compostos com elevado grau de tecnologia que busca a melhor performance com maior durabilidade possível, o kart se emoldura com sua estrutura de tubos a formar o chassis que liga-se ao motor, situado à direita do piloto, através de uma corrente encaixada na coroa junto ao eixo traseiro e ao pinhão de transmissão deste motor.
A característica, que identifica exclusivamente o kart é o eixo rígido traseiro conectado às rodas traseiras, onde se monta a estrutura de coroa. Este conjunto é montado ao motor através de uma corrente interligada à peça de transmissão do deste
O motor de kart é um clássico com um único ciclo de dois tempos, arrefecido a ar ou a água, com ou sem modificações, de acordo com as categorias, sem válvulas de escape com a ignição eléctrica ou antecipadamente a conduzir. O regulamento técnico impõe restrições bastante graves, privando o motor de kart a algumas soluções que, em outras áreas, poderiam ser originais e legais.
O corpo do kart é reduzido a algumas partes plásticas, o tamanho das que são estritamente regulamentados, tornando os modelos das várias empresas fabricantes diferenciados em função da coloração. As formas lembram um pequeno monolugar com uma aparência bastante agradável. Mas o kart não deve ser encarado como um veículo isolado, porque nesta condição parece desprovido de qualquer coisa, uma particular importância está a faltar... O piloto! Com o franciscano e simples assento ocupado pelo “motorista” completa o visual do veículo onde o condutor faz parte integrante, que permite aos espectadores observar os movimentos de braços e pernas de condução, uma rápida correcção do volante, virtuosismo, o talento em "definir trajectórias e lutar por vitórias.
Com experiência você pode entender o brilho de uma hélice, o estado de desenvolvimento e até mesmo conectar-se ao ajustamento dos chassis, o comportamento dos pneus, só ouvindo o som no auge de saída do escape. O kart, em seguida, concede, notas e não permanecerá bloqueada até a próxima travagem para a curva.
Manter uma estreita ligação com o preparador, entenderem-se em pista, é factor primordial para chegar às vitórias. E tudo está ali. Aos olhos de quem assiste, o espectáculo de condução, as disputas por milésimos de segundo, o aperfeiçoamento de jovens rapazes e raparigas que sonham em se tornar estrelas do desporto automóvel e que obrigatoriamente, passam pela escola mais importante do automobilismo.
Bem já são 4 da manhã, chega!



__________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário