quarta-feira, 8 de julho de 2009

Petróleo regressa aos máximos históricos dentro de três anos

T. Boone Pickens, fundador e presidente da gestora de fundos BP Capital LLC, está convicto de que as cotações do petróleo voltarão aos máximos históricos dos 147 dólares dentro de três anos, já que não está a haver uma aposta em aumentos de produção.

“Vamos manter-nos nos 85 milhões de barris por ano”, afirmou Pickens numa entrevista à Bloomberg. “Em 2013, vamos assistir a uma queda da produção e dentro de 10 anos os preços do crude estarão nos 300 dólares por barril”, acrescentou.

Pickens, com 81 anos, deu início no ano passado a uma promoção do plano norte-americano de energia, que assenta em gás natural produzido nos EUA com vista a reduzir a dependência do país face ao petróleo estrangeiro. O seu plano tem recebido apoio por parte do Congresso.

Sem uma transição para o gás, os EUA estarão a gastar dois biliões (trillion, na métrica americana) de dólares por ano em petróleo importado, referiu aquele responsável.

“O problema é que não temos petróleo. Mas temos gás por todo o lado”, disse Pickens, salientando que o crude nunca será menos caro do que o gás natural. Além disso, relembrou, o gás não precisa de ser refinado e liberta metade das emissões poluentes que liberta a gasolina.

As cotações do petróleo seguem hoje em baixa de mais de 1% em Londres e Nova Iorque, penalizadas pela convicção de que as reservas de gasolina terão aumentado 900 mil barris na semana passada nos EUA.

in Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário